Primo Praxis

Primopraxis

Últimas Notícias

Despesa com medicamentos está acima do previsto!
Quarta, 10 Dezembro 2008 20:15
De Janeiro a Agosto, a despesa do Estado com os medicamentos nas Farmácias subiu 5,1%.

O orçamento do Serviço Nacional de Saúde está a derrapar nos gastos com medicamentos. De acordo com as informações recolhidas pelo Diário Económico junto do Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento, a despesa de Janeiro a Agosto está acima da previsão feita no Orçamento de Estado para este ano. O documento, assim, está a revelar-se demasiado optimista para acomodar as inovaçoes tecnológicas, o envelhecimento da população e o natural aumento do preço dos medicamentos.

A subida de 5,1% nos gastos com medicamentos nas Farmácias (até Agosto) de de 5,5% da despesa do Estado nos Hospitais (até Julho), fazem com que o desempenho de último trimestre seja decisivo para a equipa liderada por Ana Jorge.

De Janeiro a Agosto, a despesa do Estado nas Farmácias, já ia nos 974 Milhões de Euros, o que mostra uma subida de 5,1%, face ao mesmo período de 2007. No Orçamento de estado para este ano, a previsão é de 2,9%.

Foi aliás tendo em conta a subida de Janeiro a Julho (com um aumento de 5,2% face ao período homólogo) que o Secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos, decretou uma abrupta descida de 30% no preço dos genéricos. A resposta foi um processo em tribunal, movido pela associação que congrega os laboratórios que produzem estes medicamentos. Mas, se nas Farmácias a previsão dos gastos do Estado com medicamentos, está abaixo da realidade, nos hospitais a situação é ainda pior: os dados no Infarmed relativos a Julho (os últimos disponíveis) mostram uma subida da despesa na ordem dos 5,5%, quando o limite previsto no Orçamento do Estado para este anos é de 3,9%.

Fonte: Diário Económico de 14 de Outubro de 2008 e Infarmed

 
Desenvolvido por Made2Web