Governo quer baixar preços dos medicamentos em Abril

O protocolo existente entre o Ministério da Saúde (MS) e a indústria farmacêutica para o controlo dos gastos do Estado com medicamentos tem os dias contados. O ministro Paulo Macedo já não vê vantagem no acordo assinado entre a sua antecessora, Ana Jorge, e os laboratórios, e decidiu avançar com uma nova revisão de preços em Abril, ignorando o que fora previamente estabelecido.
Ler mais...

APOGEN: Descida do preço dos medicamentos pode «matar» genéricos

«A nossa apreensão é que a mecânica que está criada faça descer tanto os preços que acabe por matar os medicamentos genéricos», disse à “Renascença” o presidente da APOGEN.
Ler mais...

Evolução negativa do mercado farmacêutico prejudica acesso ao medicamento

Perante as alterações legislativas que têm ocorrido relativamente ao regime de preços dos medicamentos de uso humano sujeitos a receita médica e dos medicamentos não sujeitos a receita médica comparticipados, a APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, lembra, em comunicado de imprensa, que o protocolo assinado em Março de 2011 com o Governo da República, que trava o crescimento dos gastos públicos com medicamentos, tem controlado a despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Ler mais...

Publicada lei que põe fim a bloqueio à entrada de genéricos

Sistema de arbitragem de conflitos permitirá poupar até 100 milhões de euros por ano, calcula a Associação Portuguesa de Genéricos.
Ler mais...

Farmacêuticas impõem novas regras de pagamento aos hospitais

Os hospitais com dívidas estão a ser forçados a cumprir novas regras para continuar a receber medicamentos dos laboratórios.
Ler mais...

Genéricos: poupança de 1,7 mil milhões de euros em sete anos

Em sete anos, a poupança gerada pela utilização de genéricos em Portugal já terá ultrapassado 1,7 mil milhões de euros, apesar de a quota de mercado destes medicamentos ainda ser inferior a 20%, concluem dois especialistas em Farmácia, num artigo publicado na última edição da Revista Portuguesa de Farmacoterapia, avança o jornal Público.
Ler mais...