AR: Maioria e oposição aplaudem consenso alcançado na prescrição de medicamentos por DCI

Todas as bancadas parlamentares congratularam-se ontem pelo consenso alcançado sobre o diploma que determina a prescrição de medicamentos por princípio ativo, mas a oposição lamentou que não tivesse sido possível «ir mais longe».
Ler mais...

Indústria disposta a esperar para evitar colapso dos hospitais

Fornecedores do SNS não vão avançar com uma acção concertada de suspensão de medicamentos aos hospitais.
Ler mais...

Indústrias farmacêutica e de genéricos contra proposta de prescrição por DCI

A indústria farmacêutica e a indústria dos genéricos apresentaram esta terça-feira valores diferentes para a quota de mercado de genéricos em Portugal, mas ambos se mostraram contra a proposta de lei que obriga à prescrição por princípio activo, avança a agência Lusa.
Ler mais...

Governo quer baixar preços dos medicamentos em Abril

O protocolo existente entre o Ministério da Saúde (MS) e a indústria farmacêutica para o controlo dos gastos do Estado com medicamentos tem os dias contados. O ministro Paulo Macedo já não vê vantagem no acordo assinado entre a sua antecessora, Ana Jorge, e os laboratórios, e decidiu avançar com uma nova revisão de preços em Abril, ignorando o que fora previamente estabelecido.
Ler mais...

APOGEN: Descida do preço dos medicamentos pode «matar» genéricos

«A nossa apreensão é que a mecânica que está criada faça descer tanto os preços que acabe por matar os medicamentos genéricos», disse à “Renascença” o presidente da APOGEN.
Ler mais...

Evolução negativa do mercado farmacêutico prejudica acesso ao medicamento

Perante as alterações legislativas que têm ocorrido relativamente ao regime de preços dos medicamentos de uso humano sujeitos a receita médica e dos medicamentos não sujeitos a receita médica comparticipados, a APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, lembra, em comunicado de imprensa, que o protocolo assinado em Março de 2011 com o Governo da República, que trava o crescimento dos gastos públicos com medicamentos, tem controlado a despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Ler mais...