Medicamento mais caro do mundo em fase de avaliação para chegar a Portugal e salvar Matilde:

Para chegar à Europa, Zolgensma tem de ser aprovado pela Agência Europeia do Medicamento.

A entrada do medicamento mais caro do mundo na Europa pode estar para breve.

Zolgensma, o nome do remédio, tornou-se familiar nos últimos dias, na sequência do conhecimento da doença de Matilde, uma bebé portuguesa diagnosticada com atrofia muscular espinal - AME Tipo I - a forma mais grave da condição.

Para ser utilizado em Portugal, Zolgensma terá de ser primeiramente aprovado pela Agência Europeia do Medicamento, o que segundo um dos porta-vozes do laboratório que desenvolveu esta nova terapia genética poderá acontecer "durante a segunda metade" deste ano mediante a autorização para a comercialização deste medicamento na Europa pela EMA. Para já, o medicamento está a ser avaliado pela agência, que não desvenda quando será tomada uma decisão.

De acordo com um dos colaboradores do laboratório que desenvolveu os componentes do medicamento, a entrada do remédio no continente europeu poderá acontecer durante este ano, segundo avançou no início do mês de junho o SMA News Today, um site informativo sobre a doença rara que provoca atrofio e paralisia progressiva.

O novo medicamento foi recentemente aprovado nos Estados Unidos e tem um custo de 2,1 milhões de dólares (1,9 milhões de euros). O valor do remédio, face à gravidade da doença da bebé de apenas dois meses, fez com que se gerasse uma onda solidária para contribuir para a compra do mesmo que, este domingo, já contava com um total de 817 mil euros na sequência de atos solidários.

Fonte: Site do Jornal "Correio da manhã" e autor em 30 de Junho de 2019.