Covid-19: Testes rápidos de antigénio da BioJam revelam-se eficazes no diagnóstico da nova estirpe

Covid-19: Testes rápidos de antigénio da BioJam revelam-se eficazes no diagnóstico da nova estirpe - 

De acordo com estudos realizados pela empresa alemã nal von minden, fabricante dos testes de antigénio da BioJam Holding Group, os estes rápidos NADAL covid-19 Ag e NADAL covid-19 Ag+Influenza A/B revelaram-se eficazes no diagnóstico da nova estirpe da covid-19.

“A mutação verificada nas nucleoproteína viral de SARS-CoV-2 não interfere na capacidade de diagnóstico dos testes rápidos de antigénio NADAL covid-19 Ag e NADAL covid-19 Ag+Influenza A/B”, indica a BioJam, em nota divulgada.

A nova estripe identificada no Reino Unido apresenta mutações na proteína do pico (proteína S) que poderão estar na origem do aumento da transmissibilidade.

Contudo, os testes rápidos nal von minden não utilizam a proteína spike (proteína S) na detecção do vírus, mas sim a proteína do nucleocapsídeo (proteína N), proteína que segundo a Organização Mundial de Saúde e o Centro Europeu para a Prevenção e Controle de Doenças da União Europeia, não sofreu alterações.

“Isto significa que a mutação verificada ao nível das proteínas S não tem qualquer efeito na capacidade de detecção dos nossos testes rápidos de antigénio covid-19 e covid-19 Ag+Influenza A/B”, concluiu Carlos Monteiro, CEO da BioJam Holding Group, citado na nota enviada.

 

Fonte: Site da "Netfarma.pt"  e autor em 6 de Janeiro de 2021