Walgreens compra Alliance Boots e alcança liderança mundial na distribuição de medicamentos

A primeira fase da aquisição deverá estar concluída a 1 de Setembro. Negócio ascende a 12,8 mil milhões de euros.

O maior distribuidor e vendedor norte-americano de medicamentos e produtos de saúde, a Walgreens, vai comprar a líder europeia da distribuição, Alliance Boots, constituindo aquele que será o maior grupo mundial de farmácia, anunciaram ontem as empresas.

Esta aquisição, num total de 16,2 mil milhões de dólares (12,8 mil milhões de euros), dará origem ao maior grupo mundial de distribuição de medicamentos, produtos de saúde e bem-estar, com mais de onze mil lojas espalhadas por 12 países, incluindo Portugal. Este grupo passará a contar com uma rede de 370 centros de distribuição, abastecendo um total de 170 mil farmácias, médicos e hospitais em 21 países.

A 1 de Setembro deverá ficar concluída a primeira fase de aquisição, com a compra de 45% da Alliance Boots, pelo valor de 6,7 mil milhões de dólares (perto de 5,3 mil milhões de euros). No prazo de três anos, a norte-americana Walgreens poderá comprar os restantes 55%, por mais 9,5 mil milhões de dólares (7,5 mil milhões de euros).

A Alliance Boots detém uma participação de 49% na Alliance Healthcare, líder do sector grossista em Portugal, tendo ainda como accionistas o Grupo Melo (2%) e a ANF (49%). “É uma oportunidade fantástica de garantir sinergias entre os maiores operadores do sector, no mercado norte-americano e europeu, e que traz novas oportunidades para a empresa e para os mercados onde estão presentes. Estamos todos muito optimistas”, reagiu, em comunicado, Fernando Melo, administrador-delegado da Alliance Healthcare.

Fontes: "Jornal de Negócios" e autor em 19 de Junho de 2012